
Conferências plenárias
Durante o congresso, serão realizadas duas conferências plenárias, cujos conferencistas já confirmaram a sua participação:

Pilar García Mouton
Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), Espanha
É professora especialista em geolinguística e dialetologia espanhola ligada ad honorem ao Instituto de Lengua, Literatura y Antropología do Consejo Superior de Investigaciones Científicas de Madrid. É doutora em Filologia Românica pela Universidad Complutense de Madrid, onde exerceu como Professora Titular de Língua Espanhola. Desde 2015, é também membro correspondente da Real Academia Española e, em 2019, foi galardoada com o Premio de Investigação “Julián Marías” da Comunidade de Madrid na área de Humanidades. Fez parte de importantes projetos geolingüísticos do espanhol (o Atlas Lingüístico de Hispaniamérica e o Atlas Lingüístico de Castilla y León (ALCyL)), coordina a nova edição do Atlas Lingüístico de la Península Ibérica (ALPI) e codirige o Atlas Dialectal de Madrid (ADiM) e o Atlas Lingüístico y etnográfico de Castilla-La Mancha (ALeCMan), bem como os de outras línguas europeias (o Atlas Linguistique Roman (ALiR), o Atlas Linguarum Europae (ALE) e o Atlante Linguistico del Mediterraneo).
Matteo Rivoira
Università degli Studi di Torino, Italia
É Professor Catedrático de Linguística Italiana no Departamento de Estudos Humanísticos da Universidade de Turim, onde leciona dialetologia românica e italiana. É diretor do Atlante Linguistico Italiano (ALI), um projeto dialetal iniciado em 1924 nesta universidade. Entre as suas linhas principais de investigação destacam os dialetos —estudados desde diferentes perspetivas—, a toponímia da tradição oral e as minorias linguísticas, com especial atenção ao occitano cisalpino e às gírias históricas. É Investigador Principal (IP) do projeto PRIN DigitAlia. Digitalização de Atlas Linguísticos Italianos (Convocatória 2022).

_edited.png)